História do Nome

Origem do sobrenome (versão original – italiano)

Segundo a descrição de um documento histórico-linguístico, Gabardo é um nome de família típico do Piemonte e da Lombardia, norte ocidental da Itália. Na região do Vêneto, também se registra nas Províncias de Verona e de Vicenza. As origens etimológicas remontam ao antropônimo germânico Gabhard (de “gab”, dádiva, e “hard”, firme, decidido), latinizado em Gabardus, Gabuardus, que significa liberal, generoso, magnânimo. Outros recorrem ao termo pré-latino “gaba, gava”, significando torrente, córrego, do qual se formaram nomes aristocráticos romanos, como Gabius, Gabinius, recordando cidadão egresso de área rica em águas. O sufixo germânico latinizado “-ardus”, lhe conferiu status de insigne, distinto. Em ambos os casos, o sobrenome é um patronímico: repete o nome do fundador deste tronco familiar.

Um patriarca dos séculos XI – XII deu origem à “Casata (família, clã) del Gabardo”, ao legar o seu próprio nome como apelativo comum a todos os seus filhos. O sobrenome recorda o fundador desta Casata, o capostípite (chefe de família) Gabhard, Gabuardus, Gabardus, Gabardo. A primeira referência que se tem é de um documento do ano de 1154, relativo à assinatura de um tratado de paz e de concórdia firmado entre o Duque da Saxônia e os Marqueses de Este e de Ferrara. Tal documento foi elaborado por um escrivão que assinou o mesmo como Gabuardus que, remotamente, pode ser o fundador da Casata. A seguir transcrevemos alguns trechos (em latim) desse documento: “Quinto die exeunte mense Octubris… Henricus filius Henrici, Dux Saxonum, Bonifacium, & Fulconem Marchiones… Item prefatus Dux accepit prefatum Arardum per manum; & precepit ei, ut predictos Marchiones in tenutam, & possessionem predicti Feudi mitteret; & eos possessores ex parte Domini Ducis faceret. Interfuerunt enim ex parte Domini Ducis Advocatus de Augusto, Armanus, Masnerius, Limpoldus, Conradus de Marnengo, Amengarisus, & quamplures alii ejusdem Curie. Actum esthoc sub tentorio Ducis, anno Domini millesimo centesimo quinquagesimo quarto. Ego Gabuardus Sacri Palatii Notarius interfui, & a Duce rogatus scripsi”. Cumpre ressaltar que a função de escrivão, na Idade Média, era um cargo de altíssimo nível e de grande prestígio. Existe uma variante do nome, Gabbardo, mais raro. Alguns estudiosos de linguística acreditam que esta variante surgiu entre os séculos XVI e XVIII, devido a um processo de italianização de todos os sobrenomes, não respeitando a etimologia original.

Origem do sobrenome (versão espanhola)

Outra pesquisa da heráldica espanhola mostra um brasão e um histórico do nome originário daquele país. Segundo o The Historical Research Center, o nome Gabardo tem duas origens distintas. Em primeiro lugar, é de origem toponímica, derivado do nome do lugar onde vivia ou tinha propriedades o fundador da linhagem. Neste caso deriva de Gabarda, um pequeno povoado situado próximo a Valência, e como sobrenome identificaria em sua origem os membros de uma família procedente de Gabarda. O nome deste topônimo tem uma etimologia um tanto incerta, mas é muito provável que derive da antiga palavra catalã “gavarra”, que quer dizer “pequeno barco”.

Por outro lado, Gabardo é de origem apelativa, isto é, que deriva de uma característica física ou de um atributo pessoal do primeiro portador do nome. Neste caso Gabardo é uma variante do sobrenome occitano Gabard, ambos derivados do antigo occitano “gabar”, que quer dizer “brincar, enganar”, e que curiosamente também se encontra na língua catalã, porém com o sentido de “elogiar, exaltar”. Assim, o referido termo se deu como sobrenome a uma pessoa de caráter brincalhão, ou também uma pessoa de grande virtude e força
moral, exaltada e admirada por todos. Variantes do sobrenome Gabardo são as formas Gabarda, Gabar, Gabarra e Gabat. Entre a nobreza espanhola figura uma família sobrenominada Gabardo, à qual se outorgou um escudo de armas, que se encontra recolhido no “Repertório de Brasões da Comunidade Hispanica”, da mesma forma que as armas das famílias Gabarda, Gabarra, Gabar e Gabat.